cultura

Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller é reinaugurada e se torna sede da Academia Roraimense de Letras.

A residência oficial dos governadores do antigo Território Federal do Rio Branco foi reinaugurada e agora abriga a Academia Roraimense de Letras, após um cuidadoso restauro que preservou suas características originais.

Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller é reinaugurada e se torna sede da Academia Roraimense de Letras.
Publicado em 23/06/2024 às 21:24

Neste domingo, 23 de junho, o governador Antonio Denarium reinaugurou a Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, que agora será a sede da Academia Roraimense de Letras (ARL). Localizada na Avenida Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista, a histórica residência dos governadores do Território Federal do Rio Branco recebeu um cuidadoso processo de restauro, preservando suas características originais.

Construída na década de 1940 por Milton Miranda e posteriormente adquirida pelo Governo do Território Federal de Roraima, a casa está intimamente ligada ao processo histórico de implementação do Território Federal do Rio Branco, criado em 1943. Tombada como patrimônio histórico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1994, a restauração foi acompanhada pelo órgão para garantir a preservação de sua integridade.

A cerimônia de reinauguração contou com uma performance histórica que retratou a importância do prédio para o Poder Executivo do antigo Território Federal e os 14 governadores que o ocuparam. Entre os convidados de honra estava José Paulino da Silva, conhecido como “Canguru”, que, aos 102 anos, serviu como guarda territorial durante a época em que a residência era ativa.

O governador Antonio Denarium destacou a relevância cultural do evento: “É um dia de muita emoção para Roraima e para a cultura e a memória do nosso Estado. Recuperamos e inauguramos hoje a Casa de Cultura, totalmente restaurada e com as características originais, e que agora passa a ser a sede da Academia Roraimense de Letras. Aqui de certa forma é o começo de tudo, e hoje fechamos o ciclo com a presença da cultura em todos os segmentos. Gostaria de desejar a todos os fazedores de cultura que tenham total proveito desse pedaço da nossa memória.”

A presidente da ARL, Cecy Lya Brasil, ressaltou que a restauração vai além da recuperação do espaço físico: “É um resgate da nossa história, da história da população roraimense, da nossa origem. A Casa de Cultura agora entra em um novo ciclo e vai fazer jus ao nome: ser um espaço para a cultura da nossa gente.”

SONORA GOVERNADOR – ANTONIO DEANRIUM -INAUGURAÇÃO CASA DA CULTURA

A ordem de serviço foi assinada em 21 de dezembro de 2023, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024. A obra foi concluída rigorosamente dentro do cronograma estabelecido.

O secretário de Infraestrutura e vice-governador, Edilson Damião, destacou a parceria com a ARL: “Restauramos hoje a nossa história, nossa identidade e nossa cultura.”

Jaffé Oliveira, secretário-adjunto da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), enfatizou a importância do projeto: “Retorna não somente um prédio com a restauração, mas também parte da nossa memória. A Casa estava esquecida há mais de décadas por outras gestões e hoje retorna para a nossa sociedade.”

A área total restaurada de 430,31 m² contempla espaços de exposição temporária e permanente, um café, paisagismo, banheiros, vestiários, administração, depósito, terraço e sacada.

O governador Antonio Denarium também anunciou futuras inaugurações: “Em breve vamos inaugurar o Teatro Carlos Gomes e o Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a sede da Secult. Mais novos espaços para florescer e estimular a cultura roraimense.”

Rychard Santos
Diretor Geral

Elaine Emanuela
Supervisão

Larissa Katillyn
Jornalista

Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.