Direitos e Prerrogativas
Procurador Nacional da OAB em Roraima para Apurar Agressão a Advogados
O Procurador Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Alex Sarkis, chegou a Roraima para acompanhar o caso de agressão sofrida por dois advogados em pleno exercício profissional, ocorrido durante uma operação policial. A OAB-RR está atuando para garantir a defesa das prerrogativas da classe e buscar justiça contra os atos abusivos praticados.
O Procurador Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Alex Sarkis, desembarcou em Boa Vista para acompanhar de perto as investigações sobre as prisões e agressões sofridas pelos advogados Aldêmio Ribeiro do Nascimento e Audinécio Estácio da Luz Junior. Os incidentes, que ocorreram na última quinta-feira, 22 de agosto, envolveram policiais militares que, durante uma ocorrência, detiveram e agrediram os profissionais, que estavam no exercício de suas funções.
Atendendo ao convite do presidente da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal, Sarkis participará da reunião do Conselho Seccional nesta quarta-feira, 28 de agosto. Na pauta, estará a apreciação do Ato de Desagravo Público em favor dos advogados agredidos, uma resposta contundente à violação das prerrogativas profissionais.
Ednaldo Vidal reafirmou o compromisso da OAB-RR em proteger os direitos de todos os advogados e advogadas do estado. “A OAB-RR está vigilante e continuará atuando para que as prerrogativas sejam respeitadas. O direito de defesa, principalmente quando exercido por advogados, é garantido pela Constituição Federal e deve ser preservado.”
Alex Sarkis, após tomar conhecimento dos fatos, recebeu orientação do presidente do CFOAB, Beto Simonetti, para prestar todo o apoio necessário à seccional de Roraima. “Vamos adotar todas as medidas cabíveis, tanto na esfera cível quanto na criminal, para responsabilizar os envolvidos nessas agressões covardes contra advogados em pleno exercício profissional”, garantiu Sarkis.
Além disso, ofícios foram encaminhados ao governador de Roraima e às instituições policiais competentes, pedindo o afastamento imediato dos policiais identificados nas imagens agredindo os advogados. “É inadmissível que, mesmo imobilizado e algemado, o Dr. Aldêmio tenha sido violentamente agredido. O mesmo vale para o Dr. Audinécio, que foi agredido nas dependências do 5º Distrito Policial sem que houvesse intervenção da autoridade judiciária presente”, destacou Vinícius Guareschi, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas da OAB-RR.