Saúde

Sesau alerta municípios: intensifiquem vacinação contra febre amarela em Roraima

Sesau emite alerta aos municípios para intensificar vacinação contra febre amarela em Roraima após caso importado e morte de macacos. Vacinação gratuita disponível em postos de saúde de todo o estado.

Sesau alerta municípios: intensifiquem vacinação contra febre amarela em Roraima
Publicado em 06/05/2024 às 21:37

Com a confirmação de um caso importado de febre amarela vindo da Guiana e o registro de morte de macacos em Roraima, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, emitiu um comunicado na sexta-feira, 3, direcionado aos 15 municípios, orientando para a intensificação das ações de vacinação contra a doença. A medida visa conter a propagação do vírus na região.

A estratégia de imunização terá início nesta segunda-feira, 6, e se estenderá até o dia 15 de maio, sendo coordenada pelas prefeituras através das secretarias municipais de saúde. A vacinação será realizada em postos de saúde de todo o estado, gratuitamente.

As doses da vacina contra a febre amarela serão administradas em crianças de nove meses a menores de cinco anos, com dose de reforço aos quatro anos, e na população de cinco a 59 anos de idade, em dose única.

Cecilia Lorenzon, secretária de Saúde, ressaltou a importância da vacinação, especialmente após a notificação de um caso grave de febre amarela em um paciente vindo da Guiana, tratado no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR). A morte de macacos na região de Alto Alegre também elevou a preocupação com a circulação do vírus em Roraima.

“Estamos alertando os municípios a intensificarem a vacinação contra febre amarela, pois a imunização é a medida mais eficaz para prevenir a disseminação da doença, que pode ser letal”, enfatizou a secretária.

Onde se vacinar?

A vacinação estará disponível em todas as unidades básicas e postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Além das áreas urbanas, a campanha abrangerá os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) Leste e Yanomami, com o objetivo de proteger as comunidades mais vulneráveis.

Entenda o que levou ao alerta

A Sesau notificou um caso de Febre Amarela Silvestre em 2024. Tratava-se de um paciente do sexo masculino de 17 anos, residente da Guiana, infectado em uma região próxima de Lethem. Após ser tratado no HGR, ele recebeu alta médica por cura.

Atualmente, não há registro de óbitos de pacientes por febre amarela em Roraima, porém, há três casos de morte de primatas não humanos sob investigação.

Autoridades estaduais estão intensificando as ações de vigilância e monitoramento dos casos de epidemias, orientando os municípios sobre a importância da intensificação da vacinação contra a febre amarela.

Sonora – Cordenadora Geral do CGVs – Valdirene

Jornalista: Thiago Santos
Participação: Elaine Emanuela
Supervisão: Diretor de Jornalismo Rychard Santos

Fotografia: Divulgação/MS

Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.